domingo, 5 de abril de 2020

AULA 06/04/2020 - 6° ANO OFICINA DE NEGÓCIOS

CAR@S ESTUDANTES,

Hoje nossa aula será um estudo de caso sobre o conteúdo estudado na aula passada.
Oriento que primeiro copiem o texto e as questões e logo em seguida assistam ao vídeo, pois estarei lendo e explicando as questões para vocês.



Abraços!
Bons estudos. 😘

E lembrem-se: "Se você não é capaz de amar a si mesmo, como poderá amar alguém? 
-RuPaul

Estudo de caso: OFERTA & DEMANDA

Caso 1: Xhosas e Zulus

Xhosa é o nome de um grupo étnico sul-africano de onde veio o grande líder Nelson Mandela, o qual lutou vitoriosamente contra o Apartheid. Há um século, ou pouco menos, no grupo dos Xhosa, um homem deveria pagar 26 cabeças de gado de dote para a família de sua futura esposa. Um homem rico, com muitas cabeças de gado, poderia ter várias esposas. Havia também 
“trocas secundárias”, ou seja, um homem poderia adquirir a esposa de outro em troca das tais 26 cabeças de gado; ou vender alguma de suas esposas.
Entre os Zulus, outro grupo étnico sul-africano, o dote pago para a família da futura esposa era de 11 cabeças de gado. Os Zulus eram grandes guerreiros (mais que os Xhosas) de maneira que muitos homens morriam e as mulheres dos inimigos normalmente faziam parte do botim de guerra (assim, entre os Zu-lus havia um número relativamente bem maior de mulheres do que de homens). Zulus e Xhosas habitavam regiões vizinhas e começaram a comerciar entre si.

Questões sobre o caso

1. Dê uma explicação, em termos da lei da oferta e da demanda, para a menor “cotação” das esposas entre os Zulus.
2. O fato de que 26 e 11 cabeças de gado eram cotações estabelecidas, tradicionais, sugere o quê a respeito da estabilidade da oferta e da demanda e da velocidade das mudanças nessas sociedades?
3. A “globalização” (liberalização do comércio entre os Zulus e os Xhosas) tenderia a homogeneizar as cotações. Quais as vantagens e as desvantagens do comércio. O que os Xhosas exportariam para os Zulus e estes para os Xhosas?
4. Pouco antes da abertura do comércio entre os dois grupos, qual seria o típico comportamento de um especulador Zulu esperto; ele compraria um estoque de mulheres na Zululândia? É justo uma pessoa se benefi ciar porque prevê e interpreta melhor as consequências de futuros eventos no mundo? E se ganhar apenas porque teve sorte?
5. É razoável que o comércio de mulheres seja tolerado em certa sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário