segunda-feira, 27 de abril de 2020

AULA 28/04/2020 - OFICINA DE NEGÓCIOS 7° ANO

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL E FAMILIAR


ATIVIDADES
Referências: CAMPOS, A.R.; JÚNIOR, M.A.K. . PRODUTO EDUCACIONAL: ATIVIDADES E REFLEXÕES SOBRE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ECONOMIA DOMÉSTICA. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora (MG), 2015.

1.      Suponhamos que uma família tem uma renda mensal fixa de R$ 2.000,00 e tem uma despesa mensal fixa de R$ 3.000,00. Seu saldo final mensal será sempre positivo ou negativo?
Nesta situação apresentada acima, se fosse com sua família:
a)      O que você faria para tentar equilibrar esse orçamento?
b)      Tentaria cortar alguns gastos desnecessários e superfulos?
c)      Trabalharia mais: fazendo “bicos”, trabalhos temporários ou horas-extras?
d)      E se mesmo assim, com mais renda, não conseguisse equilibrar todas as suas contas, recorreria a quem?
e)      A algum tipo de crédito? Qual seria esse tipo de crédito?
f)       Conhece todas as suas taxas de juros?
g)      Utilizaria seus conhecimentos matemáticos para fazer todos os cálculos desses juros e também o valor total a ser pago?
2.      Observe esta notícia abaixo postada em um jornal de grande circulação no país, no dia 31/12/2013:
“De acordo com o Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff já assinou o decreto com o reajuste de 6,78% no valor do salário mínimo e confirmou que o novo valor passa a vigorar a partir de amanhã (1º de janeiro de 2014).”
Após a leitura dessa notícia, responda as seguintes perguntas abaixo:
a.       O que você indivíduo – consumidor tem a dizer ou comentar sobre essa notícia?
b.      Que elementos chamaram mais a sua atenção nesta notícia?
c.       Você sabe fazer alguns cálculos matemáticos envolvendo “porcentagem”?
d.      De acordo com os seus conhecimentos pessoais e atuais da realidade brasileira, você saberia dizer qual era o valor atual, em reais, do salário mínimo em 2013?
e.       O novo salário mínimo, a partir de 1º de janeiro de 2014, aumentará quantos %?
f.        Qual será esse valor do aumento, em reais, no salário mínimo?
g.      Esse novo salário mínimo em 2014 passará a ser qual valor, em reais?
h.      Você acha que utilizou corretamente todos os seus conhecimentos matemáticos necessários para fazer os cálculos acima? Ou acha que ainda lhe falta algo para conhecer e conseguir resolver tais questões?
3.      Leia essa “estória” abaixo:
“Suponhamos que todos nós – professores e funcionários da Educação do Estado de Minas Gerais, tivéssemos hoje uma boa notícia que seria um aumento real e inesperado de 10% em nossos salários atuais. O que faríamos com esse dinheiro extra e inesperado?”
Agora após a leitura dessa estória fictícia, responda as seguintes perguntas abaixo:
a.       O que você individuo-consumidor faria hoje com esse aumento salarial?
b.      Gastaria somente uma parte ou o total desse dinheiro extra e inesperado, proveniente do aumento?
c.       Economizaria uma parte ou o total desse dinheiro extra e inesperado? Faria algum investimento com essa economia? Qual seria o mesmo?
d.      Você daria alguma prioridade especial ou um destino certo a esse dinheiro extra e inesperado, que iria receber no próximo mês? Qual seria o mesmo?
e.       Você aumentaria proporcionalmente também suas despesas atuais no mesmo índice do aumento do seu salário?
f.        Você conseguiria fazer mentalmente os cálculos matemáticos envolvendo esse índice percentual do aumento de 10% em seu salário atual ou utilizaria algum outro recurso matemático ou tecnológico para fazer isso? Qual seria o mesmo?
4.      Uma loja de eletrônicos faz o seguinte anúncio:
Netbook Samsung com processador Intel Core i3, 2GB de memória Ram, 250 GB de HD e Windows 8.
De R$ 1.000,00 por apenas R$ 799,00 (Menor preço do mercado)
10 X de R$ 79,99 sem juros ou à vista R$ 799,99.
(Aproveite nossa oferta, só hoje)
Vejamos essa situação bastante comum nas vendas no comércio e responda:
a.       O que você indivíduo-consumidor tem a dizer sobre esse anúncio?
b.      Que elementos chamam sua atenção neste anúncio?
c.       Essas duas opções de pagamentos são equivalentes?
d.      Qual a sua posição diante da afirmação de não haver juros na compra a prazo? Justifique.
e.       Que opção de pagamento você indivíduo-consumidor faria para adquirir esse produto (o Netbook)? E por quê?
f.        Suponha que você esteja considerando a possibilidade de levar o produto à vista, insistiria em conseguir um desconto. Assim, qual o desconto mínimo que deveria ser dado para valer a pena leva-lo à vista?
5.      Observe essas promoções abaixo:
Em um supermercado há duas promoções, a primeira é a de creme de dente (leve 4 pague 3), e a segunda é de papel higiênico (leve 12 e pague 11).
Observe as mesmas através das figuras abaixo e responda as seguintes perguntas:

a.       Você aproveitaria alguma dessas promoções? Qual seria a mesma?
b.      Antes de comprar, você faria uma comparação entre o preço unitário e coletivo do produto desta promoção, através de simples cálculos matemáticos, para verificar se realmente leva x e paga y mais barato?
c.       Compraria algum destes produtos por impulso só porque está em promoção de leva x e paga y mais barato, sem fazer nenhum cálculo matemático e nem se quer verificaria sua necessidade naquele momento e a validade do mesmo?
d.      Conseguiria calcular o valor do desconto dessas promoções em reais? E em índices percentuais?
e.      E se a promoção ou oferta fosse com “alimentos perecíveis”, como: frutas, legumes e alguns derivados do leite, que necessitam de refrigeração para sua conservação; você compraria em excesso esses produtos mesmo sabendo que alguns deles têm sua validade estimada em períodos de curta duração? E por quê?

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