PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL E FAMILIAR
ATIVIDADES
Referências: CAMPOS,
A.R.; JÚNIOR, M.A.K. . PRODUTO EDUCACIONAL: ATIVIDADES E REFLEXÕES SOBRE
PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ECONOMIA DOMÉSTICA. Universidade Federal de Juiz
de Fora, Juiz de Fora (MG), 2015.
1. Suponhamos
que uma família tem uma renda mensal fixa de R$ 2.000,00 e tem uma despesa
mensal fixa de R$ 3.000,00. Seu saldo final mensal será sempre positivo ou
negativo?
Nesta
situação apresentada acima, se fosse com sua família:
a) O
que você faria para tentar equilibrar esse orçamento?
b) Tentaria
cortar alguns gastos desnecessários e superfulos?
c) Trabalharia
mais: fazendo “bicos”, trabalhos temporários ou horas-extras?
d) E
se mesmo assim, com mais renda, não conseguisse equilibrar todas as suas
contas, recorreria a quem?
e) A
algum tipo de crédito? Qual seria esse tipo de crédito?
f) Conhece
todas as suas taxas de juros?
g) Utilizaria
seus conhecimentos matemáticos para fazer todos os cálculos desses juros e
também o valor total a ser pago?
2. Observe
esta notícia abaixo postada em um jornal de grande circulação no país, no dia
31/12/2013:
“De
acordo com o Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff já assinou o
decreto com o reajuste de 6,78% no valor do salário mínimo e confirmou que o
novo valor passa a vigorar a partir de amanhã (1º de janeiro de 2014).”
Após
a leitura dessa notícia, responda as seguintes perguntas abaixo:
a. O
que você indivíduo – consumidor tem a dizer ou comentar sobre essa notícia?
b. Que
elementos chamaram mais a sua atenção nesta notícia?
c. Você
sabe fazer alguns cálculos matemáticos envolvendo “porcentagem”?
d. De
acordo com os seus conhecimentos pessoais e atuais da realidade brasileira,
você saberia dizer qual era o valor atual, em reais, do salário mínimo em 2013?
e. O
novo salário mínimo, a partir de 1º de janeiro de 2014, aumentará quantos %?
f.
Qual será esse valor do aumento, em reais,
no salário mínimo?
g. Esse
novo salário mínimo em 2014 passará a ser qual valor, em reais?
h. Você
acha que utilizou corretamente todos os seus conhecimentos matemáticos necessários
para fazer os cálculos acima? Ou acha que ainda lhe falta algo para conhecer e
conseguir resolver tais questões?
3. Leia
essa “estória” abaixo:
“Suponhamos
que todos nós – professores e funcionários da Educação do Estado de Minas
Gerais, tivéssemos hoje uma boa notícia que seria um aumento real e inesperado
de 10% em nossos salários atuais. O que faríamos com esse dinheiro extra e
inesperado?”
Agora
após a leitura dessa estória fictícia, responda as seguintes perguntas abaixo:
a. O
que você individuo-consumidor faria hoje com esse aumento salarial?
b. Gastaria
somente uma parte ou o total desse dinheiro extra e inesperado, proveniente do aumento?
c. Economizaria
uma parte ou o total desse dinheiro extra e inesperado? Faria algum
investimento com essa economia? Qual seria o mesmo?
d. Você
daria alguma prioridade especial ou um destino certo a esse dinheiro extra e
inesperado, que iria receber no próximo mês? Qual seria o mesmo?
e. Você
aumentaria proporcionalmente também suas despesas atuais no mesmo índice do
aumento do seu salário?
f.
Você conseguiria fazer mentalmente os
cálculos matemáticos envolvendo esse índice percentual do aumento de 10% em seu
salário atual ou utilizaria algum outro recurso matemático ou tecnológico para
fazer isso? Qual seria o mesmo?
4. Uma
loja de eletrônicos faz o seguinte anúncio:
Netbook Samsung com processador Intel Core i3, 2GB de
memória Ram, 250 GB de HD e Windows 8.
De R$ 1.000,00 por apenas R$ 799,00 (Menor preço do
mercado)
10 X de R$ 79,99 sem juros ou à vista R$ 799,99.
10 X de R$ 79,99 sem juros ou à vista R$ 799,99.
(Aproveite nossa oferta, só hoje)
Vejamos
essa situação bastante comum nas vendas no comércio e responda:
a. O
que você indivíduo-consumidor tem a dizer sobre esse anúncio?
b. Que
elementos chamam sua atenção neste anúncio?
c. Essas
duas opções de pagamentos são equivalentes?
d. Qual
a sua posição diante da afirmação de não haver juros na compra a prazo?
Justifique.
e. Que
opção de pagamento você indivíduo-consumidor faria para adquirir esse produto
(o Netbook)? E por quê?
f.
Suponha que você esteja considerando a
possibilidade de levar o produto à vista, insistiria em conseguir um desconto.
Assim, qual o desconto mínimo que deveria ser dado para valer a pena leva-lo à
vista?
5. Observe
essas promoções abaixo:
Em
um supermercado há duas promoções, a primeira é a de creme de dente (leve 4
pague 3), e a segunda é de papel higiênico (leve 12 e pague 11).
Observe
as mesmas através das figuras abaixo e responda as seguintes perguntas:
a. Você
aproveitaria alguma dessas promoções? Qual seria a mesma?
b. Antes
de comprar, você faria uma comparação entre o preço unitário e coletivo do
produto desta promoção, através de simples cálculos matemáticos, para verificar
se realmente leva x e paga y mais barato?
c. Compraria
algum destes produtos por impulso só porque está em promoção de leva x e paga y
mais barato, sem fazer nenhum cálculo matemático e nem se quer verificaria sua
necessidade naquele momento e a validade do mesmo?
d. Conseguiria
calcular o valor do desconto dessas promoções em reais? E em índices percentuais?
e. E
se a promoção ou oferta fosse com “alimentos perecíveis”, como: frutas, legumes
e alguns derivados do leite, que necessitam de refrigeração para sua
conservação; você compraria em excesso esses produtos mesmo sabendo que alguns
deles têm sua validade estimada em períodos de curta duração? E por quê?
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