terça-feira, 21 de abril de 2020

AULA 22/04/2020 - CIDADANIA 6º ANO

REGRAS PARA CONVIVER EM GRUPO & VALORES HUMANOS


Principais regras de convivência

As regras de convivência, são basicamente normas que auxiliam o indivíduo a conviver com todos de forma harmoniosa e respeitosa. Apesar de todas serem de grande importância, algumas devem ser ensinadas às crianças desde cedo. Essas principais regras de convivência são:
  • Compartilhar;
  • Tratar o próximo da mesma forma que deseja ser tratado;
  • Cumprimentar;
  • Esperar com paciência;
  • Não gritar;
  • Não bater ou brigar com os outros;
  • Ser educado;
  • Respeitar o pensamento das outras pessoas;
  • Pedir desculpas;
  • Dizer por favor e obrigado.

Valores e princípios

Além das principais regras de convivência, outras regras devem ser levadas em consideração durante o desenvolvimento da criança:
  • Não mentir;
  • Respeito ao próximo;
  • Cuidar do ambiente que vive;
  • Respeitar os mais velhos;
  • Não exigir coisas desnecessárias;
  • Ouvir com atenção;
  • Aceitar ser corrigido;
  • Entender suas responsabilidades.

O que fazer para a criança aprender as regras de convivência?

Para ensinar as regras de convivência para os filhos, os pais devem ser exemplo. A partir do momento em que os pais cumprimentam uma pessoa ou agradecem, os filhos farão o mesmo.
Além disso, algumas outras práticas podem auxiliar na hora de ensinar as regras de convivência:
Parabenize e corrija: Quando a criança tiver um bom comportamento, parabenize. Isso a incentivará a continuar com esses hábitos. Mas, caso a criança faça o contrário, não hesite em corrigir.
Comece o mais cedo possível: Quanto mais cedo ensinar a criança, mais ela se adaptará às regras. Logo, a prática será mais fácil.
Explique a importância: Sempre que houver oportunidade, explique para a criança que é muito importante seguir as regras de convivência. Além disso, explique os benefícios.
Não hesite no tempo: Sempre que puder, demonstre os bons modos à criança.
Programe jogos: De uma forma divertida, ensine a criança sobre os bons modos. O jogo deve ser de acordo com a idade do pequeno.
Não importa a idade que seu filho tiver. Sempre será importante ressaltar a importância dos bons modos. Isso o favorecerá a viver de forma mais respeitosa e tolerante com a sociedade.

Tema: Valores Humanos

No Dicionário Aurélio, de língua portuguesa, temos valor como: qualidade que faz estimável alguém ou algo; importância de determinada coisa; preço; legitimidade.

 Mas o que são valores humanos?

Quando decidimos fazer algo, estamos realizando uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos então, certos motivos para justificar as nossas decisões.

Podemos definir os valores partindo das várias dimensões em que usamos:
a)    Os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas;
b)    Os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras.

Exemplo: Participar numa manifestação a favor da categoria dos professores em prol de melhorias de salário e qualidade no ensino pode significar que atribuímos a essa ação um valor que chamamos de solidariedade.

Os valores humanos seriam, portanto, as razões ou motivos pelos quais nos faz se aproximar ou se afastar de certas pessoas ou que nos fazem optar por determinadas escolhas e decisões.

Os valores não são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas apreciações ou julgamentos que traduzem nossas preferencias.
Existe uma enorme diversidade de valores, podemos agrupá-los quanto a sua natureza da seguinte forma:

·         Valores éticos: São aqueles que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa vida.  Exemplos: solidariedade, honestidade, verdade, bondade, altruísmo...
·         Valores estéticos: São os valores de expressão. Exemplo: harmonia; belo; feio; sublime (digno);trágico.
·         Valores religiosos: São os que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Exemplo: Sagrado, pureza, santidade, perfeição.
·         Valores políticos: São valores que geralmente estão voltados para opiniões, decisões, julgamentos e consensos universais. Exemplo: Justiça, Igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade.
·         Valores vitais: são aqueles referentes a vida, exemplo: saúde, força, entre outros.

Dinâmica: Escrever no quadro alguns valores sem seus conceitos e ler apenas o significado para ver se a turma consegue decifrar de que valor se trata.

 Valores Éticos
·   Amizade – sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual;

·         Amor – sentimento que predispõe alguém a desejar o bem a outrem, ou de alguma coisa.

·         Bom Humor – capacidade de perceber, apreciar ou expressar o que é cômico ou divertido.

·         Compaixão - pesar que em nós desperta a infelicidade, a dor, o mal de outrem; piedade, dó, condolência.

·         Cooperação – ato ou efeito de cooperar. Associação entre duas espécies que, embora dispensável. Traz vantagens para ambas.

·    Coragem – bravura em face do perigo, intrepidez, ousadia. Resolução, franqueza, desembaraço.

·         Disciplina – regime de ordem imposta ou livremente consentida.

·         Doçura – bravura, suavidade, serenidade, meiguice, ternura.

·         Entusiasmo – veemência, vigor, no falar ou no escrever, flama;

·         Felicidade – qualidade ou estado de feliz, ventura, contentamento. Bom êxito, sucesso;

·         Fidelidade – constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos, perseverança;

·         Generosidade - ação ou atitude generosa que deixa as pessoas mais alegres.

·   Gratidão – qualidade de quem é grato. Reconhecimento por um benefício recebido, agradecimento;

·      Honestidade – qualidade ou caráter de honesto, honradez, dignidade, probidade, decoro, decência, virtude;

·         Humildade – virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. Respeito, reverência, submissão;

·         Justiça – conformidade com o direito; a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência.

·         Liberdade – faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação.

·         Poder de agir no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas;

·         Misericórdia – compaixão suscitada, pela miséria alheia, indulgência, graça, perdão.

·         Paciência – Virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação. Perseverança tranqüila;

·         Perseverança - qualidade ou procedimento de perseverante, pertinácia, constância, firmeza;

·         Polidez – delicadeza. Cortesia, civilidade, urbanidade. Formas de tratamento mais ou menos formais, ou de marcadores como, por favor, por gentileza;

·         Prudência – qualidade de quem agi com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano. Cautela, precaução;

·         Pureza - limpidez, transparência, nitidez, inocência, singeleza, sinceridade;

·     Respeito – reverência, veneração, obediência, deferência, submissão, acatamento. Lado pelo qual se encara uma questão, ponto de vista, aspecto;

·         Responsabilidade - qualidade ou condição de responsável,. Capacidade de entendimento ético-jurídico e determinação volitiva adequada, que constitui pressuposto penal necessário da pontualidade;

·         Simplicidade – naturalidade, espontaneidade, elegância. Caráter próprio, não modificado por elementos estranhos, ingenuidade, desafetação. Sinceridade, franqueza.

·         Temperança – qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões; sobriedade.

·         Tolerância – tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados, políticos ou religiosos.

·         Trabalho – aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim; esforço incomum, luta, faina, lida, lide.

·         União – junção de duas coisas ou pessoas. Contato, justaposição. Pacto, aliança, liga. Reunião de forças, de vontades, etc., coesão, unidade.

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