Solidariedade: O que é, importância e como ser solidário.
Para o convívio em sociedade, é imprescindível adotar algumas condutas, dentre elas: a solidariedade. E, ao contrário do que muitos acreditam, essa atitude não diz respeito apenas a ajudar os mais necessitados financeiramente.
Até mesmo as pessoas mais abastadas podem precisar do voluntariado. A solidariedade é um dos atos mais nobres e humanos no mundo em que vivemos. Por isso, neste arquivo, além de expor a importância dela, vamos abordar alguns exemplos de como adotar esse comportamento.
A palavra solidariedade tem origem francesa e significa responsabilidade recíproca. A explicação pode ser um tanto vaga. Solidariedade é a ação de ser bondoso com o próximo, assumindo uma função de colaborador. Portanto, ser solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade.
Dessa forma, a solidariedade é legitima, sem qualquer tipo de discriminação. Ou seja deve haver compaixão e compreensão concreta dos sentimentos alheios e proposito genuíno em contribuir, sem esperar algo em troca.
Exemplos de solidariedade.
Fazer o bem não exige muito. Pequenos gestos de transformar pessoas e circunstância.
- Contribua com causas sociais.
- Você pode ajudar alguma instituição que já conhece e tem uma relação próxima.
- Além disso, existem diversos sites que permitem o cadastro de voluntários
Para inúmeras entidades.
- Separe roupas e outros objetos para doação.
- Seja um doador de sangue.
- Apoie novos hábitos de colegas e familiares.
- Seja voluntario em obras nobres.
Exercícios.
- Diante dos exemplos dados de solidariedade pesquise mais dois e escreva abaixo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Diante das situações de grandes catástrofes no mundo, pesquise sobre as formas de solidariedade que houve através de pessoas cheias de amor.
- Assista o vídeo e escreva o que entendeu sobre o assunto abordado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário