terça-feira, 28 de abril de 2020

Trabalho do dia 1° de maio, turmas 6°, 7° e 8° ano






Escola Professora Isabel Cristina Veloso
Professora Geane Gonçalves da Silva
Disciplina de História
Turmas: 6°, 7° e 8° ano


1° de Maio dia do Trabalhador




A história do dia do trabalhador é uma história de luta, protestos e mortes e tudo começou em Chicago, uma cidade dos Estados Unidos.  Em primeiro de maio de 1886 vários trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho.
          Os conflitos de 1° de maio duraram por alguns dias, um dos conflitos mais marcantes aconteceu no dia 4 de maio, onde ocorreram várias mortes de manifestantes e também de policiais. Sobre esse fato ainda temos várias controvérsias, trabalhadas de diferentes abordagens.

          Três anos depois a Segunda Internacional Socialista, para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, criou em 20 de junho de 1889, e o dia seria comemorando em 1 de maio.
         Em 26 de setembro de  1924, no Brasil essa data  torna-se oficial para comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias, essa data foi estabelecida pelo presidente Arthur da Silva Bernardes, no decreto 4. 859.
          Nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. Getúlio ficou conhecido e chamado por seus simpatizantes  como “pai dos pobres” por anunciar medidas que favoreciam a categoria trabalhadora. 
Getúlio trabalhou em seu segundo governo em favor da legislação trabalhista e políticas sociais adotadas sob seu governo.
        Algumas medidas adotadas foram:
  •  Criação do salário mínimo.
  • Jornada a férias anuais remuneradas.
  • Descanso semanal e direito à previdência social.
  • Regulamentação do trabalho do menor e mulher.
  • Brasil – 48 horas por semana;
  • Continente Africano – aproximadamente 52 horas semanais;
  • Índia – 48 horas por semana;
  • EUA – 40 horas por semana;
  • Cuba – 40 horas por semana;
  • Japão – 40 horas por semana.
  • Contribuição sindical - A contribuição é obrigatória. O pagamento é feito uma vez ao ano, por meio do desconto equivalente a um dia de salário do trabalhador.
  • Banco de horas - O excesso de horas em um dia de trabalho pode ser compensado em outro dia, desde que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas. Há também um limite de 10 horas diárias.
  • Demissão - Quando o trabalhador pede demissão ou é demitido por justa causa, ele não tem direito à multa de 40% sobre o saldo do FGTS nem à retirada do fundo. Em relação ao aviso prévio, a empresa pode avisar o trabalhador sobre a demissão com 30 dias de antecedência ou pagar o salário referente ao mês sem que o funcionário precise trabalhar.
  • Descanso - O trabalhador que exerce a jornada padrão de 8 horas diárias tem direito há no mínimo uma hora e a no máximo duas horas de intervalo para repouso ou alimentação.
Férias - As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 10 dias.
A história do Trabalhador é uma história de luta  e conquista, ao longo dos séculos fomos ocupando nosso espaço social e exigido e conquistando nosso direitos.
         Nosso maior objetivo é termos sempre boas condições de trabalho e garantir que nossos direitos não sejam roubados.
Referencias bibiograficas
¡  https://super.abril.com.br/sociedade/como-e-a-jornada-de-trabalho-no-resto-do-mundo/




Pesquisa

Dia 1° de maio como sabemos é dia do trabalhador não pode confundir com o dia do trabalho, acima como vocês puderam acompanhar temos o nascimento dessa data e a necessidade dela também.  Infelizmente não estamos em sala de aula para desenvolver nosso projeto pedagógico para essa data, mas mesmo assim não iremos deixar passar essa data que é tão importante para todos os trabalhadores e trabalhadoras, abaixo deixo as instruções para a elaboração de nosso trabalho.
  • ·         Vocês iram fazer uma entrevista com um trabalhador ou trabalhadora seguindo as seguintes perguntas. 


1.    Idade:
2.    Trabalho:
3.    Tempo de trabalho:
4.    Função que exerce:
5.    Condições de trabalho:
6.    Meio de transporte para chegar ao trabalho:
7.    Carga horária de trabalho diária:
8.    Qual o tipo de acesso a saúde que esse trabalhador tem?
  • ·         Depois de finalizar as perguntas com o entrevistado, de um abraço e diga obrigado!  Com a entrevista finalizada escreva um texto sobre sua experiência como entrevistador e escreva sua opinião sobre o trabalho do seu entrevistado.  
  • ·         O trabalho deve ter capa e contra capa, em uma pagina coloque sua entrevista e em outra sua opinião.
  • ·         O trabalho vale nota e envie pelo grupo no whatsapp até as 19h de quinta-feira.  

Boa sorte a todos e boas entrevistas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário