quarta-feira, 22 de abril de 2020

AULA 23/04/2020 - CIDADANIA 8º ANO

PROGRESSO E DESIGUALDADE

PODCAST - PROGRESSO E DESIGUALDADE

ATIVIDADE DE CIDADANIA


Respondam a atividade da página 14.

1. DESIGUALDADE SOCIAL
A desigualdade social é um tema muito presente nos estudos das Ciências Sociais. As Ciências Sociais mostram haver diferenças sociais que variam conforme características que o senso comum considera apenas biológicas, como a idade, o sexo, a conformação física e a origem étnica das populações e dos indivíduos. Porém, também a religião, a cultura e a profissão estabelecem  distinções entre indivíduos e grupos sociais e interferem em suas relações, como aponta Georg Simmel. Todas elas são, porém, diferenças sociais, originadas das relações entre indivíduos e grupos e, podem despertar o sentimento de pertencer a um grupo, a uma sociedade ou a uma cultura, originando a construção de uma identidade.
As desigualdades sociais, por sua vez, consistem em diferenças de acesso de indivíduos e grupos sociais aos bens materiais, a direitos e compensações que a vida em sociedade propícia, como o direito a serviços de saúde e a ganhos salariais por trabalho executado. Ou seja, as desigualdades sociais estabelecem uma hierarquia, determinam quem tem maior ou menor acesso a bens, serviços, direitos.

2. DESIGUALDADE SOCIAL E DOMINAÇÃO
As múltiplas expressões das desigualdades sociais revelam o fenômeno da dominação social. Em sua origem sociológica, esse fenômeno foi tratado por Max Weber como a probabilidade de encontrar submissão a uma determinada ordem por diversos motivos: conveniência, mera inclinação pessoal ou costume. Mas, nas relações sociais, em geral, a dominação apoia-se em bases jurídicas que lhe dão "legitimidade". Nesse aspecto, o fato de o Estado organizar o poder lítico institucionalizado contribuí para um complexo de deveres e direitos na sociedade.
Em sua teoria da dominação, Weber reconhece três tipos de dominação social: a legal (presente na obediência às leis e às ações da burocracia, ou seja, da administração pública), a tradicional (presente na relação entre senhor e súditos) e a carismática (proveniente da devoção afetiva a um líder/herói, em razão de virtudes pessoais).
A dominação é fenômeno de comando de um grupo sobre outro e supõe que os dois lados estejam condicionados a essa situação, pondera o sociólogo brasileiro Pedro Demo (1941-). Nessa lógica, há os dominantes e os dominados, o que não significa que estes não se rebelem. Leia e reflita sobre o fenômeno, sempre presente na atual sociedade.
A dominação, como desigualdade, é fenômeno dialético, porque estabelece uma "identidade de contrários". Quer dizer, os dois lados se repelem, porque são desiguais, mas se atraem, porque um não existe sem o outro. Há nele uma dose de tensão que o torna histórico [...]. Cabem nele também os fenômenos de influência consensual como podem ser encontrados num grupo de amigos, numa comunidade religiosa, numa família. Aí também existe o fenômeno da liderança, da obediência, do seguimento de normas. Pelo fato de a autoridade ser aceita ou eleita pela maioria e até mesmo por aclamação geral, isto é não retira o âmago da questão: há desigualdade. 
DEMO, Pedro. Sociologia: uma introdução crítica. São Paulo: Atlas, 1983. p. 27-28.
No dia a dia podemos perceber quanto a sociedade brasileira ainda reproduz formas de discriminação a indivíduos de grupos sociais distintos. Assim como as mulheres, os afrodescendentes são historicamente discriminados no mercado de trabalho e em outras instituições. Os meios de comunicações e o sistema educacional muitas vezes reforçam essas formas de discriminação social, reproduzindo a desigualdade. 

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