quarta-feira, 22 de abril de 2020

AULA 23/04/2020 - CIDADANIA 7º ANO

O SENTIDO DO TRABALHO

PODCAST - O SENTIDO DO TRABALHO



A etimologia da palavra trabalho está relacionada ao tripalium, instrumento de suplicio composto de três estacas. No início era utilizada na agricultura, sendo posteriormente empregado com fins de tortura. Isso porque, ao longo da História, o trabalho esteve relacionado a esforço físico e cansaço e, em muitas sociedades, constituiu uma obrigação à qual os seres humanos deveriam se submeter. Atualmente, o trabalho se tornou necessário para a obtenção de uma remuneração ou salário para assegurar a sobrevivência ou sustento da maioria da população. 
O significado atribuído ao ato de trabalhar tem variado ao longo do tempo. Na Grécia e Roma, a base da mão de obra era escrava, constituída geralmente por prisioneiros de guerra ou escravizados por dívidas. Durante a Idade Média, a estratificação social na maior parte da Europa era estamental. Na sociedade hierarquizada em estamentos raramente havia mobilidade social. Os trabalhadores, chamados servos, ocupavam a posição mais baixa da estrutura social. A sua função era trabalhar para que a nobreza e o clero pudessem se dedicar a outras atividades, como as batalhas e os compromissos ligados à religião. 
O momento histórico de transição do regime feudal para o modo de produção capitalista, marcou uma fase de profundas transformações institucionais. Esse processo resultou no chamado capitalismo industrial, uma sociedade em que predominava a produção nas manufaturas e nas primeiras indústrias.
Durante a constituição do capitalismo industrial, no século XVIII, firmou-se o trabalho assalariado, reservado aos indivíduos que não dispunham de posses. Por isso, eles precisavam vender ou alugar sua força de trabalho em troca de remuneração que garantisse seu sustento. No entanto, o pagamento recebido pelo trabalhador não correspondia ao valor daquilo que ele produziu. Essa diferença, que é apropriada pelo detentor dos meios de produção, é denominada mais-valia por Marx.
Aos poucos, essa transformação envolveu toda a estrutura da sociedade, que, sendo capitalista, mercantiliza, ou seja, transforma em mercadoria muitas de suas relações sociais, incluindo as de trabalho. O capitalismo, como um sistema de organização da produção material que se baseia na propriedade privada, conjuga capital e trabalho. 
No século XX, ocorreram muitas modificações no mundo do trabalho - designação ampla que engloba a organização do trabalho, as relações laborais, as inovações tecnológicas, o ambiente de trabalho, as organizações dos trabalhos, entre outros. O significado do trabalho e o processo a ela relacionado alteraram-se consideravelmente, embora o trabalho continue sendo um dos pilares sobre o qual se sustenta a nossa sociedade, outros fatores têm contribuído para o desenvolvimento das relações sociais e para a manutenção e integração das pessoas, como o conhecimento, o lazer, etc.

Atividades

1. Pode-se dizer que as relações de trabalho permanecem as mesmas ao longo da História? Justifique sua resposta utilizando exemplos.
2. Por que é comum ouvir que o trabalho dignifica o homem? Qual é a relação dessa ideia com a denominada sociedade do trabalho?
3. Explique as razões da persistência do fenômeno do desemprego nas últimas décadas em todo o mundo.
4. Quais são as modalidades flexíveis de trabalho?
5. Explique o termo "Capitalismo".
6. Pesquise e deixe no caderno a biografia de Karl Marx.
7. Pesquise e deixe no caderno a teoria trabalhista de Marx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário