Aula 6: LIBERDADE,
VIRTUDES e VALORES
Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que
não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém.
Liberdade é também um conjunto de ideias liberais
e dos direitos de cada cidadão.
Liberdade é classificada pela
filosofia, como a independência do ser
humano, o poder de ter
autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, uma
vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a
liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram
sobre a liberdade, como Sartre,
Descartes, Kant, Marx e outros.
Do latim libertas, a palavra
liberdade no sentido
figurado é sinônima
de:
·
Familiaridade.
·
Franqueza.
·
Ousadia.
·
Iniciativa.
·
Atrevimento.
·
Confiança.
Liberdade possui duas
concepções:
Negativa – nesse sentido o termo liberdade significa ausência de interferência
ou restrições.
Positiva – já nesse
sentido, liberdade
significa se apossar
de direitos que implicam o fundamento de amplo âmbito
de direitos sociais, civis e políticos. Esse
direito é tido
como uma conquista da cidadania.
A liberdade no sentido ético, quer
dizer o direito
do cidadão escolher como agir, independente
da determinação externa.
Em seu sentido estrito, a liberdade
de pensamento é inquestionável, inalienável. Quando se diz
que um indivíduo
está reivindicando a liberdade, significa que ele está lutando
para ter seu
direito garantido
de poder exprimir seu pensamento. A liberdade também é um conjunto de ideias liberais.
Liberdade
na filosofia
O conceito
de liberdade na filosofia é tratado
como o poder de ser espontâneo,
autônomo, independente mesmo que ele viva
em grupo ou isoladamente.
Muitos filósofos de tempos remotos abordaram a questão da liberdade, por exemplo:
·
Karl Marx – a liberdade é criada pelos
interesses individuais e está diretamente ligada aos bens
materiais.
·
Descartes
– a liberdade é motivada pelo
próprio ser e, algumas
vezes, está ligada a dinheiro e outros bens
materiais.
·
Sartre – o homem
é livre para fazer sua vontade
independente de outros fatores.
·
Kant – acredita
que a liberdade é fundada
na razão individual e na
autonomia do indivíduo que toma para si
o direito de legislar sobre si mesmo.
VIRTUDES
A palavra virtude deriva do latim virtus- “força ou qualidade essencial” e significa no
contexto da moral, a qualidade ou a ação que dignifica o ser humano (é a
pratica constante do bem; liberdade com responsabilidade moral).
·
São consideradas virtudes: polidez, felicidade, prudência, justiça,
coragem, e generosidade.
·
Virtude se
opões à ideia de vício que consiste na prática do mal, correspondendo ao uso da
liberdade sem responsabilidade moral.
·
São
considerados vícios: violência,
infidelidade, insensatez, injustiça, covardia e mesquinhez.
O bom cidadão deve possuir as virtudes necessárias para realizar a finalidade da sociedade
que é a justiça (virtudes públicas – moral
é pública e não privada)
VALORES
São fundamentais para se entender o mundo e a
vida, é por meio dele que se atribui qualidade às coisas, atos, processos
físicos, psíquicos e cognitivos que constituem a existência humana.
As sociedades construíram conjuntos de regras
e valores que determinaram o comportamento dos indivíduos para que houvesse
condições de conviverem em grupo.
Atividade de fixação
1. Como a felicidade se relaciona com a liberdade?
2. Explique a afirmação de Sartre de que "estamos condenados à liberdade".
3. Existem limites para a liberdade? Exemplifique.
4. Você concorda que a humanidade tem usado muito mal a liberdade? Por quê?
5. Discorra sobre virtude e vício. Analise-as, compare-as e dê exemplos para cada um a partir de seu cotidiano.
6. Apesar das diferenças culturais, o que todas as culturas consideram que seja virtude?
7. Explique como Espinosa define a liberdade humana.
8. Por que, para o cristianismo, nossa vontade é insuficiente para garantir a vida moral? Explique tomando como base as ideias de pecado e livre-arbitrio.
9. O que significa "autodeterminar-se" na concepção aristotélica de liberdade?
10. O que é um juízo de fato e o que é um juízo de valor? Defina-os e dê novos exemplos
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