quarta-feira, 15 de abril de 2020

AULA 16/04/2020 - CIDADANIA 8º ANO


Aula 6: LIBERDADE, VIRTUDES e VALORES


Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre  arbítrio, de acordo com  a  própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência     do  ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros.

Do latim libertas, a palavra liberdade no sentido figurado é sinônima de:

·         Familiaridade.

·         Franqueza.

·         Ousadia.

·         Iniciativa.

·         Atrevimento.

·         Confiança.

Liberdade possui duas concepções:

Negativa – nesse sentido o termo liberdade significa ausência de interferência ou restrições.

Positiva nesse sentido, liberdade significa se apossar de direitos que implicam o fundamento de amplo âmbito de direitos sociais, civis e políticos. Esse direito é tido como uma conquista da cidadania.

A liberdade no sentido ético, quer dizer o direito do cidadão escolher como agir, independente da determinação externa.

Em seu sentido estrito, a liberdade de pensamento é inquestionável, inalienável. Quando se diz que um indivíduo está reivindicando a liberdade, significa que ele está lutando para ter seu direito garantido de poder exprimir seu pensamento. A liberdade também é um conjunto de ideias liberais.

Liberdade na filosofia

O conceito de liberdade na filosofia é tratado como o poder de ser espontâneo, autônomo, independente mesmo que ele viva em grupo ou isoladamente. Muitos filósofos de tempos remotos abordaram a questão da liberdade, por exemplo:

·         Karl Marx a liberdade é criada pelos interesses individuais e está diretamente ligada aos bens materiais.

·         Descartes a liberdade é motivada pelo próprio ser e, algumas vezes, está ligada a dinheiro e outros bens materiais.

·         Sartre o homem é livre para fazer sua vontade independente de outros fatores.

·         Kant acredita que a liberdade é fundada na razão individual e na autonomia do indivíduo que toma para si o direito de legislar sobre si mesmo.

 

 

VIRTUDES

A palavra virtude deriva do latim virtus- “força  ou qualidade essencial” e significa no contexto da moral, a qualidade ou a ação que dignifica o ser humano (é a pratica constante do bem; liberdade com responsabilidade moral).

·         São consideradas virtudes: polidez, felicidade, prudência, justiça, coragem, e generosidade.

·         Virtude se opões à ideia de vício que consiste na prática do mal, correspondendo ao uso da liberdade sem responsabilidade moral.

·         São considerados vícios: violência, infidelidade, insensatez, injustiça, covardia e mesquinhez.

O bom cidadão deve possuir as virtudes necessárias para realizar a finalidade da sociedade que é a justiça (virtudes públicas moral é pública e não privada)

VALORES

São fundamentais para se entender o mundo e a vida, é por meio dele que se atribui qualidade às coisas, atos, processos físicos, psíquicos e cognitivos que constituem a existência humana.

As sociedades construíram conjuntos de regras e valores que determinaram o comportamento dos indivíduos para que houvesse condições de conviverem em grupo.

Atividade de fixação

1. Como a felicidade se relaciona com a liberdade?
2. Explique a afirmação de Sartre de que "estamos condenados à liberdade".
3. Existem limites para a liberdade? Exemplifique.
4. Você concorda que a humanidade tem usado muito mal a liberdade? Por quê?
5. Discorra sobre virtude e vício. Analise-as, compare-as e dê exemplos para cada um a partir de seu cotidiano.
6. Apesar das diferenças culturais, o que todas as culturas consideram que seja virtude?
7. Explique como Espinosa define a liberdade humana.
8. Por que,  para o cristianismo, nossa vontade é insuficiente para garantir a vida moral? Explique tomando como base as ideias de pecado e livre-arbitrio.
9. O que significa "autodeterminar-se" na concepção aristotélica de liberdade?
10. O que é um juízo de fato e o que é um juízo de valor? Defina-os e dê novos exemplos

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