segunda-feira, 13 de abril de 2020

AULA 14/04/2020 - 8° ANO OFICINA DE NEGÓCIOS

Car@s estudantes,

Hoje iremos estudar sobre as características dos empreendedores, aconselho que realizem a leitura do texto complementar e respondam as atividades propostas. Convém destacar que esse texto deverá ser escrito no caderno, na disciplina de OFICINA DE NEGÓCIOS.


DEFINIÇÕES E CONCEITOS DO TERMO EMPREENDEDORISMO
Wilker Araújo de Melo

RAIZ ETMOLÓGICA DO TERMO EMPREENDEDORISMO
O termo empreendedorismo deriva da palavra imprehendere, advindo do latim, tendo o seu correspondente “empreender”, originado na língua portuguesa no século XV.  A palavra “empreendedor”, de acordo com o Dicionário Etimológico Nova Fronteira, teria sido concebido na língua portuguesa no século XV. Portando, a expressão “empreendedorismo” foi criada da tradução do termo entrepreneurship da língua inglesa, que, por sua vez, é formada da palavra francesa entrepreneur e do sufixo inglês ship. O sufixo ship aponta posição, grau, relação, estado ou qualidade, assim como friendship (amizade ou qualidade de ter amigo). O suxifo pode também apresentar o significado de habilidade ou perícia ou, ainda, uma combinação de todos esses conceitos como em leadership (liderança=perícia ou habilidade de liderar) (Barreto, 1998, pp. 189-190).
CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO
Podemos compreender o empreendedorismo como a arte de fazer acontecer com criatividade e motivação. Consiste no prazer de realizar com sinergismo e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, em desafio permanente às oportunidades e riscos (BAGGIO e BAGGIO, 2014). Em suma, o empreendedorismo consiste no ato de assumir um comportamento proativo à frente de questões que precisam ser sanadas.
Em outras palavras, podemos dizer que o empreendedorismo se trata do despertar do sujeito para o aproveitamento total de suas propriedades racionais e intuitivas. Segundo Baggio (2014), “é a busca do autoconhecimento em processo de aprendizado permanente, em atitude de abertura para novas experiências e novos paradigmas”.
O quadro abaixo apresenta o conceito de empreendedorismo segundo outros autores.
Quadro I – Conceito de Empreendedorismo
Schumpeter (1988)
é um processo de “destruição criativa”, através da qual produtos ou métodos de produção existente são destruídos e substituídos por novos.
Dolabela (2010)
corresponde a um processo de transformar sonhos em realidade e em riqueza.
Barreto (1998, p. 10)
empreendedorismo é habilidade de criar e construir algo a partir de muito pouco ou de quase nada.
Fonte: Baggio e Baggio (2014)
O CONCEITO DE EMPREENDEDOR
De acordo com Dornelas (2008) empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Em qualquer definição apresentado sobre empreendedorismo, encontramos, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: 1) tem iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz; 2) utiliza os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive; 3) aceita assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
Para Chiavenato (2004) espírito empreendedor é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de ideias. O empreendedor é a pessoa que instaura e/ou dirige um negócio para realizar uma ideia de projeto pessoal assumindo todos os tipos de risco possíveis e responsabilidades e inovando de forma continua.
“Pode-se dizer que os empreendedores se dividem igualmente em dois times: aqueles para os quais o sucesso é definido pela sociedade e aqueles que têm uma noção interna de sucesso” (Dolabela, 2010, p. 44).
“O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade” (Dolabela, 2010, p. 25).

TIPOS DE EMPREENDEDORES
Não existe um consenso entre os escritores em relação aos tipos de empreendedores.
Leite e Oliveira (2007) classificam os empreendedores em dois tipos de Empreendedorismo: o Empreendedorismo por Necessidade (que criam negócios por não obterem outras oportunidades) e o Empreendedorismo por Oportunidade (que descobre uma oportunidade de negócio lucrativa e investe).
Pessoa (2005) indica em três os principais tipos de empreendedores: 1) o empreendedor corporativo; 2) o empreendedor start-up; 3) empreendedor social, são pessoas que se destacam onde quer que trabalham.
De acordo com Dornelas (2008), as características dos empreendedores de sucesso são: visionários; sabem tomar decisões; são indivíduos que fazem a diferença; sabem explorar ao máximo as oportunidades; são determinados e dinâmicos; são dedicados; são otimistas e apaixonados pelo que fazem; são independentes e constroem o próprio destino; ficam ricos; são líderes e formadores de equipes; são bem relacionados (networking); são organizados; planejam; possuem conhecimento; assumem riscos calculados; criam valor para a sociedade”.
No quadro abaixo representamos um resumo das características que são encontradas frequentemente nos empreendedores, de acordo com vários autores.
Quadro 1: Resumo das Característica dos empreendedores
Sexton & Bowman (1984)
Energético, dominante, menos estimulante, socialmente habilidoso, interesses variados, menos responsável, autônomo, elevada autoestima, baixa conformidade, baixo associativismo, menos participativo, menos amparador, baixa tolerância.
Hornaday & Aboud (1971)
Menor necessidade de apoio social. Maior necessidade de independência.
Welsh & White (1983)
Sentimento de urgência, baixa necessidade de status, autoconfiante, conscientização e atenção abrangentes, objetivo.
Miller (1963)
Ambicioso, robusto, (física, mental e moralmente), vitalidade controlada, corajoso, otimista, inteligente, articulado e íntegro
Fonte: Barreto (1998, p. 191).
REFERÊNCIAS
Barreto, L. P. (1998). Educação para o empreendedorismo. Educação Brasileira, 20(41), pp. 189-197.
Chiavenato, I. (2004). Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva.
Dolabela, F. (2006). O segredo de Luísa. São Paulo: De Cultura.
______. (2010). A corda e o sonho. Revista HSM Management, 80, pp. 128-132.
Dornelas, J. C. A. (2008). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier.
Leite, A., & Oliveira, F. (2007). Empreendedorismo e Novas Tendências. Estudo EDIT VALUE Empresa Junior, 5, 1-35. Disponível em: <  http://www.foreigners.textovirtual.com/em-preendedorismo-e-novastendencias-2007 >Acesso em: 07 fev. 2020.
Pessoa, E. (2005). Tipos de empreendedorismo:- semelhanças e diferenças. Disponível em: < https://administradores.com.br/infor-me-se/artigos/tipos-de-empreendedorismo-semelhancas-e-diferencas/10993 > Acesso em: 08 fev. 2020.
Schumpeter, J. A. (1988). A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo, Nova Cultura.
ATIVIDADE
1.    Define empreendedorismo.
2.    Indique algumas das características de um empreendedor de sucesso citadas por Dornelas.
3.    Segundo Dolabela “a criatividade empreendedora surge durante a solução de problemas que, por sua vez, dependem do conhecimento e permitem a compreensão rápida e produtiva da situação.”
Comente a afirmação de Dolabela, tendo em conta a importância da criatividade na atitude empreendedora.
4.    Compare, caracterizando, empreendedorismo interno e empreendedorismo externo.
5.    Distinga, caracterizando, empreendedorismo por oportunidade de empreendedorismo por necessidade.
6.    Assinale (V) Verdadeiro ou  (F) Falso

a)    Empreendedores são natos, nascem para o sucesso (     )

b)    Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos (     )

c)    Os empreendedores são ótimos líderes (     )
d)    São independentes e constroem seu próprio destino (     )
7.    O que significa a afirmação: “O empreendedorismo é um fenômeno cultural.”
8.    Qual a importância da criatividade para o empreendedorismo?
9.    Quais são os tipos de empreendedores de acordo com Pessoa?
10. Indique as características do empreendedor de acordo com Miler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário