POPULAÇÃO BRASILEIRA
A população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois há regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica. A população brasileira estabelece-se de forma concentrada;
Região Sudeste, com 80.364.410 habitantes
Nordeste abriga 53.081.950 habitantes
Sul acolhe cerca de 27,3 milhões.
As regiões menos povoadas são:
Região Norte, com 15.864.454 habitantes
Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.
A irregularidade na distribuição da população fica evidente quando alguns dados populacionais de regiões ou estados são analisados. Somente o estado de São Paulo concentra cerca de 41,2 milhões de habitantes, sendo superior ao contingente populacional das regiões Centro-Oeste e Norte juntas.
A população brasileira está distribuída em um extenso território, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Em virtude disso, a população relativa é modesta, com cerca de 22,4 hab./km². O dado apresentado classifica o país como pouco povoado, apesar de ser populoso diante do número da população absoluta.
ATIVIDADAE
- BASEANDO-SE NA EXPLICAÇÃO DADA EM SALA DE AULA SOBRE O CAPÍTULO ANTERIOR QUE FALA SOBRE A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL JUNTAMENTE COM ESTE TEXTO, APONTE QUAIS FATORES FORAM FUNDAMENTAIS PARA O AUMENTO POPULACIONAL DE CADA REGIÃO DO BRASIL.
- NO TEXTO DIZ QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ IRREGULARMENTE DISTRIBUIDA. EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE ISTO SIGNIFICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário