TEMA: CONECTIVOS
Você sabe o que são conectivos? Analisando a palavra “conectivos”, podemos notar que ela faz referência à conexão. É isso mesmo: os conectivos possibilitam a conexão de elementos da língua.
Em um texto, a fim de que possamos nos expressar de forma satisfatória, os conectivos são as ferramentas que nos permitem relacionar as ideias de forma clara e organizada. Bem sabemos que clareza e organização são as palavras-chave para que um texto alcance seu propósito comunicacional, pois, se não formos claros, nossos leitores não entenderão a nossa mensagem e, assim, infelizmente, o objetivo de nossa produção textual não terá sido alcançado.
Pois bem, agora sabemos o que são conectivos e o porquê de serem preciosos elementos textuais, outra informação importante para completarmos o estudo sobre eles é entendermos que são eles os responsáveis por aquilo que chamamos de coesão textual, o que é fundamental para que um texto seja coerente.
Coesão textual: é a conexão, ligação entre os elementos da superfície de um texto. O que isso quer dizer? Coesão é um aspecto que zela, em uma perspectiva estrutural, pela relação entre as palavras, frases, períodos e parágrafos de um texto.
Coerência textual: é a relação e organização lógica de um texto. O que isso quer dizer? Uma produção textual coerente ocorre quando as ideias do texto estão em sintonia, em uma lógica em que uma complementa a outra.
→ A fim de que o plano das ideias esteja bem organizado, o plano estrutural (palavras, frases, orações, períodos e parágrafos) também deve estar, não é mesmo? É por isso que, anteriormente, afirmamos que os conectivos, principais elementos responsáveis pela coesão textual, são, também, aspectos que contribuem para que um texto seja coerente.
Confira alguns conectivos e suas funções em um texto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário