ATIVIDADE
Bichos vermelhos: histórias de espécies ameaçadas de extinção
Obra conta a situação dos animais que estão na lista da União internacional para Conservação da Natureza
Se você é um interessado pelo #mundoanimal não pode deixar de conferir nossa #dicadeleitura: o livro “Bichos Vermelhos”, escrito por Lina Rosa e ilustrado por Erick Vasconcelos. A obra conta a situação dos animais que estão na “lista vermelha”, uma lista da União Internacional para Conservação da Natureza que reúne espécies ameaçadas de extinção.
A leitura é uma oportunidade de saber histórias divertidas da ariranha, lobo-guará, tartaruga-de-pente, macaco-prego-galego, entre outros animais brasileiros. E se você não conhece esses bichos, terá a chance de explorar tudinho sobre eles.
O nome curioso do livro diz respeito à lista vermelha de animais em extinção. No entanto, a autora Lina Rosa teve a intenção de brincar com as palavras para dizer que nós seres humanos deveríamos ficar vermelhos de vergonha pelas maldades feitas com a natureza.
O livro vem para ensinar sobre os bichos ameaçados e criar consciência de preservação. As histórias mostram que o afeto pode salvar tudo, inclusive a vida desses animais. Dá para rir e se emocionar lendo “Bichos Vermelhos”.
Luana Cruz. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Os substantivos são as palavras que nomeiam ou seres. Tendo em vista essa afirmação, identifique o trecho em que a palavra destacada é um substantivo:
( ) “Se você é um interessado pelo #mundoanimal […]”
( ) “[…] terá a chance de explorar tudinho sobre eles.”
( ) “O nome curioso do livro diz respeito à lista vermelha […]”
Questão 2 – Em “Obra conta a situação dos animais que estão na lista da União internacional para Conservação da Natureza […]”, o substantivo “Obra” foi empregado para:
( ) retomar.
( ) explicar.
( ) apresentar.
Questão 3 – Na passagem “[…] não pode deixar de conferir nossa #dicadeleitura: o livro ‘Bichos Vermelhos’ […]”, o termo grifado:
( ) define o substantivo “Bichos”.
( ) caracteriza o substantivo “Bichos”.
( ) complementa o substantivo “Bichos”.
Questão 4 – Releia este período do texto:
“A leitura é uma oportunidade de saber histórias divertidas da ariranha, lobo-guará, tartaruga-de-pente, macaco-prego-galego, entre outros animais brasileiros.”
No período acima, há:
( ) dois substantivos compostos.
( ) três substantivos compostos.
( ) quatro substantivos compostos.
Questão 5 – Na frase “[…] nós seres humanos deveríamos ficar vermelhos de vergonha […]”, o substantivo abstrato sublinhado designa:
( ) uma ação.
( ) um estado.
( ) um sentimento.
Questão 6 – Grife os substantivos presentes neste segmento do texto:
“O livro vem para ensinar sobre os bichos ameaçados e criar consciência de preservação.”
Questão 7 – Os substantivos grifados acima compõem um segmento do texto, em que a autora:
( ) narra um trecho do livro.
( ) faz uma avaliação do livro.
( ) levanta uma hipótese sobre o livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário