terça-feira, 11 de agosto de 2020

11/08 - Atividade de revisão 8º ano LP

 REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA


“Agnes Grey”

    Os fãs de literatura inglesa irão se deliciar com mais uma obra-prima parte da coleção das irmãs Brontë: Agnes Grey, de Anne Brontë. Publicado em 1850, o romance ultrapassa a Era Vitoriana com sua temática realista. A caçula da família Brontë não fica atrás de suas outras irmãs escritoras, Charlotte e Emily, ao criar uma protagonista disposta a enfrentar as convenções sociais da época e se firmar como uma mulher corajosa e dona de si, diferente de muitas mocinhas românticas de então. A obra narra a trajetória de Agnes, governanta de famílias da classe aristocrática inglesa, suas lutas, questionamentos e claro, sua relação com o amor. Leitura imperdível para os apaixonados pelas outras irmãs Brontë e pela produção literária inglesa.

Disponível em: <https://www.amazon.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Há um aposto no fragmento:

(     ) “[…] Agnes Grey, de Anne Brontë.”

(     ) “[…] o romance ultrapassa a Era Vitoriana […]”

(     ) “[…] uma mulher corajosa e dona de si […]”

 

Questão 2 – Grife o aposto que compõe esta passagem do texto:

“[…] suas outras irmãs escritoras, Charlotte e Emily, ao criar uma protagonista disposta […]”

 

Questão 3 – O aposto “governanta de famílias da classe aristocrática inglesa” tem como núcleo:

(     ) “governanta”.

(     ) “famílias”.

(     ) “classe”.

 

Questão 4 – O aposto destacado a seguir está fazendo referência a quem?

“_____________, a caçula da família Brontë, é a autora do romance Agnes Grey.”

(     ) “Anne”.

(     ) “Charlotte”.

(     ) “Emily”.

 

Questão 5 – Pode-se concluir que o aposto desempenha a função de:

(     ) explicar um termo.

(     ) caracterizar um ser.

(     ) indicar uma circunstância


6- Qual a diferença entre aposto e vocativo?


7. Quais são os tipos de aposto?




8. Há vocativo na passagem:

(     ) “O caipira estava passando na porta da casa de um amigo […]”

(     ) “[…] quando o avistou lá dentro, vendo tevê.”

(     ) “– E aí, Raimundo! Firme?”

 

9.  Por que há vocativo na passagem identificada acima?

(     ) Porque há um termo que explica algo.

(     ) Porque há um termo que chama alguém.

(     ) Porque há um termo que indica uma circunstância.


10. Pode-se afirmar que o vocativo se refere sempre:

(     ) à 1ª pessoa.

(     ) à 2ª pessoa.

(     ) à 3ª pessoa. 


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