segunda-feira, 8 de junho de 2020

AULA 09/05 - LÍNGUA PORTUGUESA - 8º ANO

TEMA: INTRODUÇÃO - COMPLEMENTO NOMINAL



VOCÊ SABE O QUE É UM COMPLEMENTO NOMINAL?

      O Complemento Nominal é o termo integrante da oração utilizado para completar o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Ele é seguido sempre de preposição.
Exemplos:
Frituras fazem mal ao fígado.
Estamos ansiosos com a sua chegada.
Alguém tem notícias dela?
Exemplos:

Tenho esperança de que eles compareçam. (de que eles compareçam = complemento nominal)
Receio que ele chegue à conclusão de que eu já sabia. (de que eu já sabia = complemento nominal).
Complemento Nominal x Complemento Verbal
     Os complementos nominais vêm sempre seguidos de preposição, tal como o objeto indireto (este, um complemento verbal).  Assim, é importante não confundir esses dois termos. Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo (porque é um complemento verbal).
Exemplos:
As crianças têm medo do escuro. (do escuro = complemento nominal)
Já dei o presente ao meu pai. (ao meu pai = objeto indireto)
Esteja atento ao telefone. (ao telefone = complemento nominal)
Já falo com você. (com você = objeto indireto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário