domingo, 7 de junho de 2020

AULA 08/06/2020 - CIDADANIA 8º ANO || ASSUNTO + SEMINÁRIO AVALIATIVO

MORADIA, UM DIREITO

Páginas 22, 23, 24 e 25

1) Existem diversos tipos de moradia. Se você vive em uma região urbana, provavelmente as habitações mais comuns são as casas e os prédios. Porém, em outros lugares, de clima, cultura ou condição social diferentes, as moradias podem ser de vários modelos. Observe alguns deles nas imagens seguintes e pesquise seus nomes, sua estrutura e o tipo de pessoa que geralmente os habita.



2) Leia a canção abaixo para responder as perguntas:

Podem me prender
Podem me bater
Podem, até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião
Daqui do morro
Eu não saio, não

Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso
E ponho na sopa
E deixa andar
Fale de mim quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã, seu doutor
Estou pertinho do céu

KETI, Zé. In LEÃO, Nara. Opinião de Nara. Philips, 1964.
a) O narrador tem que relação com sua moradia?
b) O sujeito da canção é apegado apenas à sua casa ou também à comunidade? Explique.
c) Que tipo de relação você tem com sua moradia e sua comunidade?
3) Para você, como seria a casa ideal?
4) As casas são locais onde estabelecemos relações com o grupo social família. Como você acha que devem ser essas relações?
5) As imagens abaixo fizeram parte do noticiário e estiveram  associadas a acontecimentos infelizes. Observe-as e indique:

a) Os fatos a ela relacionados.
b) Formas de prevenir esses tipos de acidente ou catástrofe.
c) Se na sua região ocorreu ou ocorre algum desses eventos.
O DIREITO À SAÚDE
1. Pesquise e indique a quantidade e o nome de cada serviço público de saúde no seu bairro e complete a tabela abaixo.

2. Você já recebeu atendimento público de saúde? Em caso afirmativo você foi bem tratado? Se quiser, conte sua experiência.
3. Procure saber que campanhas de saúde estão sendo realizadas na região em que você vive e escreva, em seu caderno, a importância de cada uma delas para a população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário