domingo, 7 de junho de 2020

AULA 08/06 - LÍNGUA PORTUGUESA - 7º ANO

TEMA: RELEMBRANDO OS ADVÉRBIOS


Leia:

Segredo bem guardado

    Cada espécie de planta tem uma época específica para florescer ou perder suas folhas. A informação sobre qual a melhor época para que isso aconteça fica guardada em um lugar muito especial: dentro das células de cada planta, em uma molécula chamada DNA, sendo passada de geração em geração. As flores, por exemplo, são o órgão de reprodução dos vegetais e as plantas sentem qual o período mais apropriado para se reproduzir. Afinal, está gravado em seu DNA: aquele período em que o clima, a luminosidade, a temperatura, a umidade do ar, entre outros fatores, são os ideais para promover o florescimento e o amadurecimento dos frutos.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 192. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho que apresenta um advérbio de intensidade:
(     ) “Cada espécie de planta tem uma época específica para florescer ou perder suas folhas.”
(     ) “[…] um lugar muito especial: dentro das células de cada planta […]”
(     ) “[…] são os ideais para promover o florescimento e o amadurecimento dos frutos.”

Questão 2 – No trecho identificado na questão anterior, o advérbio intensifica o sentido de:
(     ) um verbo.
(     ) um adjetivo.
(     ) um advérbio.

Questão 3 – Em “Segredo bem guardado”, a palavra “bem” é:
(     ) um adjetivo.
(     ) um substantivo.
(     ) um advérbio de intensidade.

Questão 4 – Sublinhe o advérbio de intensidade neste período do texto:
“As flores, por exemplo, são o órgão de reprodução dos vegetais e as plantas sentem qual o período mais apropriado para se reproduzir.”

Questão 5 – Leia com atenção o diálogo abaixo. Nele, um “que” desempenha a função de advérbio de intensidade. Grife-o:
– Que belas flores há neste parque!
– A que flores você está se referindo?
– Aquelas fores que estão próximas à ponte!

 Leia:

Você sabia que o desenho animado veio antes do cinema?

    Nós, humanos, sempre fomos fascinados pelo movimento. A ideia de animar imagens paradas é bem mais antiga que o cinema ou a TV. Há mais de 30 mil anos, na Pré-História, as pinturas nas cavernas já simulavam movimento com figuras de animais com várias patas, sugerindo que eles estavam correndo. Mas essas pinturas estáticas ainda não podiam ser chamadas de desenho animado. Tal como conhecemos hoje, o desenho animado baseia-se em uma ilusão de ótica descoberta no século 19 por um fisiologista belga chamado Plateau. Isso mesmo, o pai da animação é um médico!
    Depois que o cientista conseguiu descobrir a fórmula para a ilusão do movimento perfeito, vários outros inventores criaram suas próprias máquinas de desenho animado, que logo se tornaram uma febre entre adultos e crianças.
MAGALHÃES, Marcos. Ciência hoje das crianças, ago. 2010. (Com cortes).

Questões

Questão 1 – Grife o advérbio de tempo neste segmento do texto:
“Nós, humanos, sempre fomos fascinados pelo movimento.”

Questão 2 – Na parte “[…] as pinturas nas cavernas já simulavam movimento […]”, o advérbio de tempo modifica o sentido de um verbo que indica:
(     ) um fato contínuo no passado.
(     ) um fato encerrado no passado.
(     ) um fato esporádico no passado.

Questão 3 – Na oração “Tal como conhecemos hoje […]”, o advérbio “hoje” acrescenta uma circunstância de tempo a um verbo, cujo sujeito está oculto. Identifique-o:

Questão 4 – O advérbio de tempo “hoje” compõe uma oração que exprime:
(     ) uma condição.
(     ) uma comparação.
(     ) uma exemplificação.

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