domingo, 12 de julho de 2020

13/07- 8º ANO LÍNGUA PORTUGUESA

Águia na beira do rio 

    Não é só o velho e famoso sapo-cururu que mora na beira do rio. A águia-cinzenta é outra que vive por ali. A Harpyhalietus coronatus, como é chamada pelos cientistas, prefere habitar áreas campestres, mas também gosta de ficar perto das águas, em ambientes conhecidos como matas de galeria.
    Pesando cerca de três quilos e medindo, aproximadamente, 66 centímetros de altura, essa águia é considerada uma das maiores do Brasil. Por causa da plumagem cinza-escura que encobre a maior parte do seu corpo, foi ela que se tornou popularmente conhecida como águia-cinzenta. Suas asas são longas e largas, mas sua cauda é curta, com a ponta negra e uma faixa transversal branca. As pernas dessa ave são amarelas e compridas e os dedos, curtos. A fêmea é muito parecida com o macho, porém, um pouco maior. Aqueles que não atingiram a fase adulta – os imaturos, como são chamados pelos cientistas – têm uma faixa creme acima do olho e a parte inferior do corpo com estrias esbranquiçadas.
    A águia-cinzenta tem uma voz forte e para se comunicar utiliza uma longa repetição de notas que soa em nossos ouvidos como um “gligligli”.
    Ela vive solitária, podendo, às vezes, ser encontrada em atividade durante todo o dia, até o anoitecer. Gosta de pousar sobre postes ou estacas, onde fica observando suas presas. Seu cardápio é variado e inclui outras aves, peixes, répteis ou pequenos mamíferos, como os tatus.
    A águia-cinzenta constrói seus ninhos em árvores e, como a maioria das grandes aves, se reproduz em intervalos de mais de um ano, ocasião em que põe apenas um ovo, que chega a pesar, aproximadamente, 100 gramas. Os filhotes necessitam do cuidado dos pais por seis meses ou mais e, em geral, só se tornam adultos quanto atingem entre dois e três anos de idade.
    A destruição dos locais onde vive essa águia, como o cerrado – um dos seus principais habitats – tem prejudicado a alimentação, a reprodução e a moradia da águia-cinzenta. O desmatamento, as queimadas e o uso excessivo de pesticidas – substâncias tóxicas que combatem as pragas nas plantações – também contribuem para a destruição de seu ambiente natural. Por tudo isso, a águia-cinzenta encontra-se seriamente ameaçada de extinção.
Aline Braga Moreno e Maria Alice S. Alves. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 285. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

Questões

Questão 1 – No trecho “A águia-cinzenta é outra que vive por ali.”, as autoras empregam a palavra “ali” para retomar o lugar onde vive a águia-cinzenta. Identifique esse lugar:

Questão 2 – As autoras citam um hábito da águia-cinzenta no trecho:
(     ) “[…] é considerada uma das maiores do Brasil.”
(     ) “A águia-cinzenta tem uma voz forte […]”
(     ) “Gosta de pousar sobre postes ou estacas […]”

Questão 3 – Em “Pesando cerca de três quilos […]”, as autoras do texto citam:
(     ) o peso exato da águia-cinzenta.
(     ) o peso provável da águia-cinzenta.
(     ) o peso aproximado da águia-cinzenta.

Questão 4 – No segmento “[…] com a ponta negra e uma faixa transversal branca.”, as autoras do texto caracterizam:
(     ) as asas da águia-cinzenta.
(     ) a cauda da águia-cinzenta.
(     ) as pernas da águia cinzenta.

Questão 5 – No fragmento “A fêmea é muito parecida com o macho, porém, um pouco maior […]”, o vocábulo sublinhado expressa:
(     ) um contraste.
(     ) uma ressalva.
(     ) uma compensação.

Questão 6 – Na passagem “A águia-cinzenta tem uma voz forte e para se comunicar utiliza uma longa repetição de notas […]”, o termo “para” indica:
(     ) um destino.
(     ) uma condição.
(     ) uma finalidade.

Questão 7 – Na frase “Ela vive solitária, podendo, às vezes, ser encontrada em atividade durante todo o dia […]”, a locução grifada aponta para um fato:
(     ) efêmero.
(     ) contínuo.
(     ) esporádico.

Questão 8 – No período “Seu cardápio é variado e inclui outras aves, peixes, répteis ou pequenos mamíferos, como os tatus.”, a palavra “como” exprime:
(     ) um exemplo de pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.
(     ) um contraste entre os pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.
(     ) uma comparação entre pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.

Questão 9 – No segmento “[…] a maioria das grandes aves, se reproduz em intervalos de mais de um ano […]”, o uso do verbo no singular é:
(     ) proibido.
(     ) obrigatório.
(     ) facultativo.

Questão 10 – Na parte “[…] – substâncias tóxicas que combatem as pragas nas plantações – […]”, as autoras do texto definem:
(     ) “o desmatamento”.
(     ) “as queimadas”.
(     ) “pesticidas”.

Questão 11 – Em “[…] tem prejudicado a alimentação, a reprodução e a moradia da águia-cinzenta.”, a que fato as autoras se referem?

Questão 12 – No fragmento “Por tudo isso, a águia-cinzenta encontra-se seriamente ameaçada de extinção.”, o termo evidenciado indica:
(     ) modo.
(     ) tempo.
(     ) intensidade.

Questão 13 – A expressão “Harpyhalietus coronatus” aparece destacada no texto porque:
(     ) é pouco conhecida.
(     ) é de origem estrangeira.
(     ) foi escrita incorretamente.

Questão 14 – Pode-se afirmar que o texto lido tem fins:
(     ) didáticos.
(     ) científicos.
(     ) jornalísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário