Atividade
1. Dos direitos do jovem citados, indique dois que você percebe cumpridos em sua vida e dois que não são aplicados.
2. Os direitos dos jovens devem ser assegurados por toda a sociedade. No entanto, é dever de cada jovem também lutar por seus pró´rios direitos, inclusive fazendo de sua vida uma demonstração de respeito a eles. Indique como você pode contribuir para a efetivação dos seguintes direitos:
a) O direito à autonomia.
b) O direito de ser bem amado.
c) O direito de ser escutado.
d) O direito ao erro.
e) O direito aos valores espirituais.
f) O direito à solidariedade.
3. Classifique as assertivas seguintes como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os jovens devem ser tratados exatamente da mesma maneira que se trata um idoso ou uma criança.
( ) Os direitos dos jovens são plenamente cumpridos no país em que vivemos.
( ) Pelo fato de os jovens não poderem ser responsabilizados por suas atitudes, os erros deles devem ser desconsiderados.
( ) É dever de todo jovem estar ciente de seus direitos e conhecer os órgãos públicos aos quais podem recorrer caso se sintam agredidos.
4. Leia o texto seguinte, sobre criminalidade na juventude, e responda às questões que o sucedem.
O adolescente carrega dentro de si todas as inseguranças que permanecem presentes na idade adulta, com o diferencial da ausência de maturidade com que administra tais instabilidades. A desestrutura do lar, fator presente em mais de 80% dos casos de delinquência juvenil, desencadeia no adolescente a necessidade da busca de autoafirmação em campo externo à sua casa, preferencialmente agregando- se a outros sob as mesmas circunstâncias. A imaturidade emocional é presente nas gangues de criminosos e infratores, essencialmente naquelas compostas por adolescentes. [...] Essa insatisfação gera no ser humano imaturo uma necessidade de completude que, de fato, nada no mundo supre. É exatamente nessa porta que a criminalidade ingressa, porquanto seja o adolescente um ser insatisfeito (portanto ingrato), incompleto (portanto sem muito conteúdo) e carente (de muita coisa, de pessoas, de sensações, de afeto).
Disponível em: https://walkyriacarvalho.jusbrasil.com.br/artigos/185051567/jovens-infratores-o-que-fazer Acesso em: 25/05/2020.
a) Que características próprias da adolescência podem levar o jovem a adentrar no mundo do crime?
b) O que você deve fazer, no dia a dia, para manter-se afastado da criminalidade? Responda e depois discuta com seus colegas e seu professor.
c) Pesquisa notícias relacionadas a jovens infratores da região em que você vive. Comente-as, destacando o que poderia ser feito para diminuir a ocorrência desse tipo de violência.
5. Existem entidades que trabalham com a reeducação de crianças e adolescentes que cometeram atos infratores. Procure saber se existem órgãos desse tipo no seu bairro ou na sua cidade e colete informações sobre suas atividades e sua estrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário