domingo, 24 de maio de 2020

25/05 - TODAS AS TURMAS - INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

TEMA: interdisciplinaridade


O que é isso?



     A interdisciplinaridade, nada mais é do que o diálogo entre duas ou mais disciplinas proporcionando melhor compreensão de áreas correlatas entre elas. Essa prática se revela de grande importância em determinadas áreas de estudo, o que faz com que receba um reconhecimento cada vez maior para a suficiência e eficácia na compreensão de acontecimentos, fenômenos e processos. Mas como ela acontece?



CONFIRA O VÍDEO:



   
TEXTO 1:

Leia:

Você sabia que o dinheiro colonial mal cabia na carteira?

    Nem sempre o dinheiro foi assim do jeito que conhecemos hoje. Na época em que o Brasil era colônia de Portugal – o que começou no século 16 e foi até o início do século 19 –, produtos agrícolas e metais valiam como dinheiro. Com o tempo, o dinheiro foi mudando, sendo padronizado até, digamos, caber na carteira.
    Veja só que curioso: para muitos historiadores, a primeira moeda a circular no Brasil era doce, isso porque como o principal item de exportação do Brasil Colonial era o açúcar, passou a ser ele a principal moeda de troca nas negociações. Se você está pensando que, em vez de levar notas e moedas na carteira, as pessoas carregavam sacos e mais sacos de açúcar quando queriam comprar algo, acertou em cheio! Da mesma forma, o tabaco, o ouro e a prata também foram elementos de troca.
    Paralelamente a esses produtos, circulavam algumas moedas semelhantes às que conhecemos hoje, mas eram artigo raro! Numa população formada, em sua maioria, por escravos e pessoas muito pobres, esse tipo de dinheiro se restringia aos mais nobres. Essas primeiras moedas a circular no Brasil Colônia eram prensadas na Capitania de São Vicente – região onde hoje fica a cidade de Santos, no estado de São Paulo. Elas eram feitas de ouro e chamadas de são-vicentes e meio são-vicentes.
    Com a chegada da Família Real portuguesa, em 1808, a procura por moedas aumentou. Isso porque toda a Corte veio para a colônia, principalmente para o Rio de Janeiro, que se tornou a sede do governo português. D. João VI, o rei, autorizou a confecção do dinheiro real – feito em ouro, prata e cobre, de formato circular e em tamanhos variados. As moedas mais valiosas eram as de ouro e prata; as de cobre, de menor valor, eram usadas na compra de miudezas.  
    Mais tarde, o papel-moeda também foi emitido, o que resultou na fundação do Banco do Brasil, que existe até hoje e é o primeiro banco do país. O dinheiro de papel era, na verdade, uma espécie de bilhete no qual se podia escrever a quantia e assinar, como na folha de cheque atual. E foi assim que o dinheiro começou a caber na carteira…
Carlos Gabriel Guimarães. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 190. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:
R:

Questão 2 – Na passagem “[…] as pessoas carregavam sacos e mais sacos de açúcar quando queriam comprar algo […]”, o verbo grifado expressa:
(     ) uma ação efêmera no Brasil Colonial.
(     ) uma ação contínua no Brasil Colonial.
(     ) uma ação esporádica no Brasil Colonial.

Questão 3 – De acordo com o texto, algumas moedas parecidas com as de hoje eram raras no Brasil Colonial, porque elas:
(     ) eram usadas somente pelas pessoas mais nobres.
(     ) eram usadas principalmente pelas pessoas mais nobres.
(     ) eram usadas ocasionalmente pelas pessoas mais nobres.

Questão 4 – No segmento “Elas eram feitas de ouro e chamadas de são-vicentes e meio são-vicentes.”, o pronome sublinhado:
(     ) explica “as primeiras moedas a circular no Brasil Colônia”.
(     ) retoma “as primeiras moedas a circular no Brasil Colônia”.
(     ) apresenta “as primeiras moedas a circular no Brasil Colônia”.

Questão 5 – No período “Com a chegada da Família Real portuguesa, em 1808, a procura por moedas aumentou.”, o trecho destacado exprime:
(     ) o tempo do aumento da procura por moedas.
(     ) o motivo do aumento da procura por moedas.
(     ) a consequência do aumento da procura por moedas.

Questão 6 – Segundo o texto, “eram usadas na compra de miudezas”, as moedas:
(     ) de ouro.
(     ) de prata.
(     ) de cobre.

TEXTO 2:

Pampa

    Pampa, já ouviu esta palavra? Ela tem origem indígena e significa planície. Estamos falando dos grandes campos do sul do Brasil, uma área verde onde podemos avistar muitos bovinos, caprinos e outros animais pastando, isto é, se alimentando das espécies vegetais do lugar.
    O Pampa – também chamado Pampas ou Campos Sulinos – situa-se na metade sul do estado do Rio Grande do Sul com continuidade em parte dos territórios do Uruguai e da Argentina. Com 176.500 quilômetros quadrados em terras brasileiras, é um dos menores biomas do nosso país, mas o segundo mais destruído, atrás somente da Mata Atlântica.
    O crescimento das cidades e a agricultura são os principais responsáveis pela destruição do Pampa. A vegetação campestre é rasteira e de aparência muito uniforme, se comparada com a de uma floresta, porém 2.100 espécies nativas vivem ali. Para se ter uma ideia, apenas de capins (gramíneas), que parecem quase todos iguais, são 375 espécies.
    Mas não existe apenas capim por lá, muitas outras plantas são nativas dos Pampas. Elas dão colorido e perfume especiais a esse ambiente. Algumas são tão raras que estão ameaçadas de extinção. […]
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 260. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
 

Questões

Questão 1 – O autor do texto explica a palavra “Pampa” na passagem:
(     ) “Ela tem origem indígena e significa planície.”
(     ) “Estamos falando dos grandes campos do sul do Brasil […]”
(     ) “[…] uma área verde onde podemos avistar muitos bovinos, caprinos e outros animais […]”

Questão 2 – Identifique os outros termos que nomeiam o bioma “Pampa”:
R:

Questão 3 – Segundo o texto, o Pampa ocupa 176.500 quilômetros quadrados em territórios:
(     ) do Brasil.
(     ) do Uruguai.
(     ) da Argentina.

Questão 4 – De acordo com o texto, o Pampa é:
(     ) mais destruído que a Mata Atlântica.
(     ) tão destruído quanto a Mata Atlântica.
(     ) menos destruído que a Mata Atlântica.

Questão 5 – Aponte os fatores que, segundo o texto, são os principais responsáveis pela destruição do bioma “Pampa”:
R:

Questão 6 – Em “[…] apenas de capins (gramíneas), que parecem quase todos iguais, são 375 espécies.”, a palavra sublinhada exprime:
(     ) uma ênfase.
(     ) uma inclusão.
(     ) uma restrição.

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