domingo, 29 de março de 2020

OFICINA DE NEGÓCIOS 6º, 7º e 8º ANO- AULAS 30/03 E 31/03


QUERID@S ESTUDANTES,

Como vai a quarentena de vocês?
Vale lembrar que quarentena não é férias e que devemos colocar em dias as nossas responsabilidades escolares. Desta forma, criamos esta plataforma para levar a escola até vocês.
Em nossa aula de hoje, iremos tratar sobre os conceitos de DEMANDA, OFERTA, EQUILÍBRIO DE MERCADO e SOBRE OS MERCADOS COMPETITIVOS.
Antes de tudo, faremos uma breve recapitulação de tudo que foi estudado desde o início do ano letivo.




SUGESTÃO:

DISPONÍVEL NA NETFLIX.
TRAILER DA SÉRIE

Um abraço cheio de saudades!
Qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo grupo da turma de vocês, mas lembrem-se, mensagens apenas no horário de aulas.

ATIVIDADE DE SONDAGEM

OBS.: COPIEM AS QUESTÕES E RESPONDAM NO CADERNO.

1. "Um aumento da demanda por notebooks aumenta a quantidade demandada de notebooks, mas não aumenta a quantidade ofertada." Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Explique.
2.  Considere o mercado de minivans. Para cada um dos acontecimentos indicados, identifique que determinantes da demanda ou da oferta são afetados. Indique também se a oferta ou a demanda aumenta ou diminuem.
a) As pessoas decidem ter mais filhos.
b) Uma greve de metalúrgicos aumenta o preço do aço.
c) Os engenheiros desenvolvem novas máquinas automatizadas para a produção de minivans.
d) O preço dos utilitários esporte aumenta.
e) Uma queda no mercado de ações reduz o poder aquisitivo das pessoas.
3. Durante a década de 1990, avanços tecnológicos reduziram o custo dos chips para computadores. Em sua opinião, como isso afetou o mercado de computadores? E o de software? E o de máquinas de escrever?
4. Defina o equilíbrio de um mercado. Descreva as forças que conduzem o mercado em direção ao equilíbrio.
5. O que é um mercado competitivo? Descreva brevemente os tipos de mercado que não são perfeitamente competitivos.
6.O que determina a quantidade de um bem demandada pelos compradores?

REFERÊNCIAS

Barreto, L. P. (1998). Educação para o empreendedorismo. Educação Brasileira, 20(41), pp. 189-197.
Chiavenato, I. (2004). Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva.

Dolabela, F. (2006). O segredo de Luísa. São Paulo: De Cultura.
______. (2010). A corda e o sonho. Revista HSM Management, 80, pp. 128-132.
Dornelas, J. C. A. (2008). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier.
Leite, A., & Oliveira, F. (2007). Empreendedorismo e Novas Tendências. Estudo EDIT VALUE Empresa Junior, 5, 1-35. Disponível em: <  http://www.foreigners.textovirtual.com/em-preendedorismo-e-novastendencias-2007 >Acesso em: 07 fev. 2020.
MANKIW, N.G. Introdução à Economia [tradução Allan Vidigal Hastings] -- São Paulo : Cengage Learning, 2009
Pessoa, E. (2005). Tipos de empreendedorismo:- semelhanças e diferenças. Disponível em: < https://administradores.com.br/infor-me-se/artigos/tipos-de-empreendedorismo-semelhancas-e-diferencas/10993 > Acesso em: 08 fev. 2020.
Schumpeter, J. A. (1988). A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo, Nova Cultura. 


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