O Aedes aegypti é um bichinho de nada, mas está dando um trabalhão para nós. Ele é o mosquito transmissor do vírus da dengue, uma doença muito perigosa.
Depois de picar alguém com dengue, ele sai por aí espalhando a doença. Além disso, as fêmeas podem gerar filhotes já contaminados que também passam o vírus.
Já foram confirmados vários casos de dengue no Brasil e o único jeito de resolver esse problema é evitar que o inseto se reproduza.
Ele gosta de calor e umidade e coloca seus ovos em água parada. _______________, o verão com suas chuvas frequentes é a sua estação favorita.
Para acabar com o mosquito todo mundo precisa colaborar, mantendo quintais e jardins limpos e sem água parada.
Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.
Questões
Questão 1 – A finalidade do texto lido é:
Questão 2 – Na passagem “O Aedes aegypti é um bichinho de nada, mas está dando um trabalhão para nós.”, a conjunção “mas” estabelece uma relação de:
a) oposição
b) adição
c) condição
d) conclusão
Questão 3 – Identifique a conjunção presente no 2º parágrafo do texto. Em seguida, aponte a ideia por ela expressa:
Questão 4 – Localize uma conjunção, empregada no último parágrafo do texto.
Questão 5 – No trecho “___________________, o verão com suas chuvas frequentes é a sua estação favorita.”, o espaço indicado pode ser preenchido com a preposição:
Distrito de Petrópolis, Itaipava é conhecida como refúgio de inverno. Localizado na região Serrana, fica a aproximadamente 68 km do Rio de Janeiro. Possui requintadas atrações gastronômicas e noites agitadas.
A beleza natural da região se resume a vistas panorâmicas e cachoeiras às margens das estradas.
O Castelo de Itaipava é um dos pontos turísticos mais fortes da cidade. Construído em 1920, é famoso por ser uma reprodução de um castelo renascentista que possui estilo medieval com um suave toque normando clássico.
Quais são as principais rotas do tráfico de animais no Brasil?
A maioria dos animais silvestres é capturada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Mas a principal rota de transporte desses animais está no sentido da região Nordeste para a Sudeste. Há verdadeiras redes organizadas para enganar a fiscalização existente nas principais rodovias do país. Essas redes agem de forma que os animais sejam transportados por até 3.000 quilômetros de distância sem que os traficantes sejam descobertos. A maior parte do público consumidor _______ no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.
Questões
Questão 1 – No trecho “A maioria dos animais silvestres é capturada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.”, o emprego do verbo no singular é:
( ) proibido.
( ) facultativo.
( ) obrigatório.
Questão 2 – Em “Mas a principal rota de transporte desses animais está no sentido da região Nordeste para a Sudeste.”, o verbo “está” concorda com o sujeito, que tem como núcleo:
( ) o substantivo “rota”.
( ) o substantivo “transporte”.
( ) o substantivo “animais”.
Questão 3 – “Há verdadeiras redes organizadas para enganar a fiscalização […]”. Reescreva essa frase, substituindo o verbo “haver” pelo verbo “existir”:
R:
Questão 4 – No período “A maior parte do público consumidor _______ no Rio de Janeiro e em São Paulo.”, o espaço deve ser preenchido com:
( ) “está”.
( ) “estão”.
( ) “está” ou “estão”.
Questão 5 – Na oração “Transportam-se os animais por até 3.000 quilômetros de distância.”, o sujeito do verbo “transportar” é:
É uma questão de evolução. Por causa de mutações, novas características surgem o tempo todo nos seres vivos. Quando são benéficas à espécie, acabam se propagando ao longo das gerações, pelo processo de seleção natural. Como muitos animais perigosos têm cores berrantes, a joaninha, por ter o corpo colorido, parece perigosa a seus predadores, o que facilita sua sobrevivência no meio selvagem. As tonalidades fortes costumam estar associadas a gosto ruim, substância tóxica e veneno.
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/>. Acesso em: 24 de junho de 2020.
Questões
Questão 1 – Em “Por que as joaninhas têm pintinhas?”, o artigo define o sentido de:
( ) um verbo.
( ) um adjetivo.
( ) um substantivo.
Questão 2 – Observe este trecho:
“Quando são benéficas à espécie, acabam se propagando ao longo das gerações […]”
Nesse trecho, um vocábulo é a combinação de uma preposição com um artigo definido. Aponte-o:
( ) “à”.
( ) “ao”.
( ) “das”.
Questão 3 – Na passagem “[…] a joaninha, por ter o corpo colorido […]”, os artigos indicam:
( ) o mesmo gênero.
( ) o mesmo número.
( ) gênero e número diferentes.
Questão 4 – No segmento “[…] parece perigosa a seus predadores […]”, o termo “a” é:
( ) uma preposição.
( ) um artigo definido.
( ) um pronome pessoal.
Questão 5 – Há um artigo definido no período abaixo. Grife-o:
“As tonalidades fortes costumam estar associadas a gosto ruim, substância tóxica e veneno.”
Nossa atmosfera é formada por gases incolores e, como sabemos, são invisíveis. Para enxergarmos um gás, é necessário que ele tenha alguma coloração. Isso só é possível quando seus elementos químicos absorvem luz, uma vez que, assim como o arco-íris, cada um de seus raios compõe uma luz de cor diferente. O fato é que quando os átomos de um gás qualquer é atingido por luz, eles _______ alguns dos raios. Se as partículas fizerem a absorção de um raio amarelo, por exemplo, a cor do vapor será resultado da mistura de cores restantes dos raios – nesse caso, roxo. Acontece que nem todos os raios são visíveis, inclusive aquele que o ar absorve. O nitrogênio e o oxigênio – 99% da atmosfera – só retêm raios ultravioletas invisíveis. Assim, como as cores atravessam o ar, ele é transparente.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Aponte a parte do texto transcrita com erro de concordância verbal:
( ) “[…] quando os átomos de um gás qualquer é atingido por luz […]”
( ) “Se as partículas fizerem a absorção de um raio amarelo […]”
( ) “[…] a cor do vapor será resultado da mistura de cores restantes dos raios […]”
Questão 2 – Na passagem “Para enxergarmos um gás […]”, o verbo concorda com um sujeito que aparece oculto. Identifique-o:
Questão 3 – No segmento “[…] cada um de seus raios compõe uma luz de cor diferente.”, o emprego do verbo no singular é:
( ) proibido.
( ) facultativo.
( ) obrigatório.
Questão 4 – Na oração “[…] eles _______ alguns dos raios.”, o espaço deve ser preenchido com:
( ) “retem”.
( ) “retém”.
( ) “retêm”.
Questão 5 – Complete a lacuna abaixo com “é” ou “são”:
Segundo o texto, 99% da atmosfera _______ de nitrogênio e oxigênio.
ALiteratura de Cordelé uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino.
Os locais onde ela tem grande destaque são os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. Por esse motivo, o cordel nordestino é um dos mais destacados no país.
No Brasil, a literatura de Cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo entre 1930 e 1960. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.
Origem do cordel
O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII.
Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.
Em sua origem, muito poetas vendiam seus trabalhos nas feiras das cidades. Todavia, com o passar do tempo e o advento do rádio e da televisão, sua popularidade foi decaindo.
Principais características da literatura de cordel
Tradição literária regional;
Oposta à literatura tradicional;
Gênero literário em versos;
Temas populares e da cultura popular brasileira;
Linguagem popular, oral, regional e informal
Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores.
Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.
Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome.
Venda de Literatura de Cordel no Rio de Janeiro, 2010
A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos. Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares.
Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e nalguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas.
Em relação à linguagem e o conteúdo, a literatura de cordel tem como principais características:
Os autores da literatura de cordel são denominados "cordelistas". Segundo pesquisas atuais, estima-se que há no Brasil cerca de 4 000 artistas em atividade, dos quais se destacam:
1. Trecho de “Proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde
João Grilo foi um cristão que nasceu antes do dia criou-se sem formosura mas tinha sabedoria e morreu depois da hora pelas artes que fazia.
E nasceu de sete meses chorou no bucho da mãe quando ela pegou um gato ele gritou: não me arranhe não jogue neste animal que talvez você não ganhe.
Na noite que João nasceu houve um eclipse na lua e detonou um vulcão que ainda continua naquela noite correu um lobisomem na rua.
Porém João Grilo criou-se pequeno, magro e sambudo as pernas tortas e finas e boca grande e beiçudo no sítio onde morava dava notícia de tudo.
Por que as joaninhas têm pintinhas?
É uma questão de evolução. Por causa de mutações, novas características surgem o tempo todo nos seres vivos. Quando são benéficas à espécie, acabam se propagando ao longo das gerações, pelo processo de seleção natural. Como muitos animais perigosos têm cores berrantes, a joaninha, por ter o corpo colorido, parece perigosa a seus predadores, o que facilita sua sobrevivência no meio selvagem. As tonalidades fortes costumam estar associadas a gosto ruim, substância tóxica e veneno.
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/>. Acesso em: 24 de junho de 2020.
Questões
Questão 1 – Em “Por que as joaninhas têm pintinhas?”, o artigo define o sentido de:
( ) um verbo.
( ) um adjetivo.
( ) um substantivo.
Questão 2 – Observe este trecho:
“Quando são benéficas à espécie, acabam se propagando ao longo das gerações […]”
Nesse trecho, um vocábulo é a combinação de uma preposição com um artigo definido. Aponte-o:
( ) “à”.
( ) “ao”.
( ) “das”.
Questão 3 – Na passagem “[…] a joaninha, por ter o corpo colorido […]”, os artigos indicam:
( ) o mesmo gênero.
( ) o mesmo número.
( ) gênero e número diferentes.
Questão 4 – No segmento “[…] parece perigosa a seus predadores […]”, o termo “a” é:
( ) uma preposição.
( ) um artigo definido.
( ) um pronome pessoal.
Questão 5 – Há um artigo definido no período abaixo. Grife-o:
“As tonalidades fortes costumam estar associadas a gosto ruim, substância tóxica e veneno.”
A conjunção é um importante elemento de conexão entre as orações. A conjunção é uma palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. Vejamos a seguir:
O garoto segurou o brinquedo e mostrou quando chegou da escola.
A partir do exemplo podemos analisar três informações:
O garoto segurou o brinquedo.
O garoto mostrou.
O garoto chegou da escola.
Logo, a segunda oração está ligada à primeira por meio do "e", e a terceira oração liga-se à segunda por meio do "quando". As palavras "e" e "quando" ligam, portanto, orações.
Leia:
Sabia que os legumes e verduras são muito importantes para a sua saúde?
É isso mesmo! Nada de fazer cara feia quando a sua mãe vier com um prato de salada para você comer. Na verdade, ela quer que você cresça forte e saudável! Por isso, é importante você comer tudinho, combinado?
Os legumes e verduras são importantes para você, __________________ fornecem muitas vitaminas, sais minerais, fibras e energia para você poder brincar bastante. Você deve comer, pelo menos, três porções de legumes ou verduras por dia.